Existe idade certa para entrar na faculdade?
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
No mundo em que vivemos, ingressar no Ensino Superior representa um marco importante em nossas vidas, significando maturidade, uma nova etapa educacional e muitas vezes, o início da vida profissional.
Hoje, mais do que nunca, com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, há uma cultura que anseia o quanto antes a entrada de jovens recém-formados do Ensino Médio em faculdades, universidades e centros universitários, esperando que esta geração encontre sua vocação o mais cedo possível.
Porém, assim como dizia o Tio Ben do Homem Aranha: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, ou seja, estas altas expectativas que, apesar de terem o intuito de serem saudáveis, acabam facilmente se tornando pressões externas que afetam a mentalidade da sociedade como um todo.
Levando isto em consideração, o que acontece com quem acredita que já passou da faixa etária para entrar na faculdade? A ideia de que apenas jovens podem sonhar com a carreira profissional de seus sonhos já não atende mais à realidade, onde vivenciamos uma onda crescente de adultos e idosos que não deixaram a ideia de se formar para o passado.
Na UniAmérica Descomplica, Centro Universitário número 1 de Foz do Iguaçu e região, a faixa etária dos acadêmicos pode chegar até os 60 anos, onde acolhemos a vontade de estudar independente da idade.
Um destes alunos é Carlos Santiago da Silva, de 60 anos, do curso de Jornalismo, que cita: “De início, tive minhas dúvidas, porém conversando com meu filho ele me incentivou bastante, porque nunca é tarde demais. O importante ė que sempre gostei e estive próximo ao pessoal do jornalismo por onde passei trabalhando, então nesses últimos tempos resolvi fazer o Enem e tive nota para entrar na UniAmérica, e o fato de aqui ter metodologias com projetos para o curso deixa a absorção do conteúdo muito mais prática”.
Sendo assim, os estudantes trocam suas experiências e conhecimentos por meio do ponto chave da instituição: os projetos integradores, desenvolvidos em equipe e com contato direto ao mercado de trabalho, solucionando situações que possibilitam o protagonismo do aluno desde o primeiro dia de aula.
A UniAmérica Descomplica encoraja a todos o acesso à Educação Superior, deste modo, se ainda tem dúvidas para escolher a profissão perfeita para você, vai rolar por aqui a Oficina das Profissões de 31/01 a 04/02, totalmente gratuitas, com atividades práticas e certificado que vale para o currículo. Aproveite e inscreva-se já que as vagas são limitadas: https://uniamerica.br/oficinas.