VOLTAR
05.07.2022   |   #Educação #Saúde

O farmacêutico faz esse tipo de coisa e você nem imaginava

Aline Galvão

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

Ainda hoje, a ideia de um profissional de Farmácia ainda é referente à pessoa atrás do balcão que ajuda os clientes, mas, o que muitos não sabem, é que o graduando que está se inserindo no mercado possui várias opções de áreas de atuação.

Segundo indicadores da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, o grande varejo farmacêutico já criou 7.325 empregos em 2021, sendo uma das áreas mais promissoras pelo crescimento relacionado à produção de medicamentos, que só tende a se valorizar cada vez mais no setor econômico.

E pra te ajudar a conhecer mais sobre as possibilidades da carreira em Farmácia, preparei alguns tópicos que provavelmente você não sabia sobre o curso, bora começar!

1. Existe um leque de opções de áreas que o graduado pode escolher, como por exemplo:

Cosmetologia

A cosmetologia é um campo ligado à indústria de cosméticos, que vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos, que diferentemente do papel do esteticista, o profissional de Farmácia trabalha com a criação das substâncias que irão virar produtos estéticos, sendo responsáveis pela composição, fase de testes e ao final, sua aplicação de maneira certa e eficaz nas pessoas. Esse processo após a criação do produto, também pode ser chamado de Farmacovigilância.

Perícia criminal

Poucos sabem, mas o profissional de Farmácia também pode trabalhar na área de Perícia Criminal. A sua função é de realizar análises laboratoriais, podendo identificar presença de medicamentos, resquícios de drogas ilícitas, pela coleta de amostras na cena do crime de sangue, deste modo, auxiliando na comprovação do crime e evidenciando o que aconteceu.

Farmácia veterinária

O aumento dos cuidados com pets também vem crescendo no mercado. Hoje as mesmas exigências para medicamentos humanos são aplicadas para os animais, deste modo, o farmacêutico trabalha supervisionando o processo destes remédios, e é responsável por manipulá-los de acordo com o organismo dos pets.

2. Em alguns locais é necessário haver pelo menos 1 profissional com graduação em Farmácia, como:

Hospitais, indústrias de medicamentos, laboratórios de análises, institutos de pesquisa, na vigilância sanitária e saúde pública.

3. O ramo de atividade desse profissional é enorme!

Entre as mesmas ainda tem: a análise de alimentos, o controle da qualidade água, solo e ar, análises clínicas e toxicológicas, pesquisas e testes de ativos e novos remédios para indústria farmacêutica, entre outros.

Agora partiu fazer farmácia na #1 de Foz? Só vem!

Inscreva-se agora para o vestibular: uniamerica.br/vestibular

Mais notícias