Os 5 D's para ajudar você a trabalhar em equipe
Aline Galvão
Acadêmica de Publicidade e Propaganda
A importância do trabalho em equipe é ressaltada com frequência aqui na UniAmérica Descomplica, mas quando se trata de realizar um projeto baseado nas demandas de empresas reais, o receio de não saber lidar com esse projeto em conjunto acaba sendo um problema.
Segue aqui as dicas dos 5 d’s que podem te ajudar nessa jornada:
1. Defina qual projeto e grupo de colegas faz mais sentido você participar
Todo semestre surgem diversas demandas e propostas de projetos, e no entanto, vários grupos diferentes se formam. Diante de várias oportunidades como a dos Projetos Integradores, é realmente divisor ter que escolher apenas um, por isso, é bom tirar um tempinho pra ler as propostas e trocar um papo com as pessoas que já estão no grupo.
2. Decida em conjunto
Algumas pessoas têm maior facilidade em tomar iniciativas e acabam sendo muito ouvidas e notadas, mas saiba que mesmo que você não tenha esses traços no seu perfil, sua opinião e ideias também são muito importantes!
Talvez um esforço a mais para externalizá-la valha muito a pena não só para você, que melhora esse traço, mas também para o seu grupo que pode abraçar uma ideia digna de destaque no projeto.
E aí, será que você não tem uma ideia guardada e que pode colaborar?
3. Divida as demandas entre o grupo
Se você já teve algumas experiências de trabalho em grupo deve ter tido em algum momento os conflitos causados pela falta de organização de demandas, alguém sempre acaba sobrecarregado.
Para evitar esse tipo de problema desde o início, o mais aconselhável é definir o que cada qual fica responsável, em relação à demanda. Dessa forma, todos podem realizar a sua parte e ainda se possível ajudar quem não está conseguindo desenvolver algo bacana.
4. Defina um cronograma de entrega
Tendo organizado o que cada um fica responsável, é aqui que colocamos datas para que no final as entregas completas sejam feitas com sucesso!
Psiu, não esquece que incidentes podem acontecer, então estar adiantado pode ser a chave para ainda corrigir o que precisar e não fazer a entrega atrasada.
5. Deixe que seja uma experiência
Mas, e se no final o resultado não for o esperado? Tudo bem! Enfim, os projetos são experiências e no final o que conta é o conhecimento obtido.
Você vai ter a oportunidade de participar se destacar em muitos outros trabalhos. Bora lá fazer projetos de sucesso!
E aí, o que você tá esperando pra fazer parte da #1 de Foz?
Acesse: uniamerica.br/vestibular e inscreva-se agora!