VOLTAR

Por que colégios de aplicação estão entre os melhores do Brasil?

Naju Guimarães

Acadêmica de Psicologia da UniAmérica

Colégio de aplicação é uma escola que se destina a metodologias práticas, coordenado por uma instituição de ensino superior, buscando sempre a excelência na educação e resultados positivos.

É uma forma de elo entre ensino médio e universidade, utilizado como referência no panorama da formação dos educadores e inovações pedagógicas na rede privada e pública de ensino, realizando experiências científicas sobre escolas de ensino médio.

Normalmente tem carga horária de 40 horas semanais, com atividades divididas em aulas, pesquisas e acompanhamento com estagiários. É um espaço onde os alunos podem aplicar os conhecimentos aprendidos em sala em uma situação real.

No Brasil, 16 colégios foram criados de acordo com o Decreto nº 9.053 de 1946, e esses colégios estão vinculados a universidades. Inicialmente, o objetivo da criação dessas escolas era proporcionar prática pedagógica aos alunos dos cursos de graduação da Universidade de Filosofia. Posteriormente, ampliaram seus objetivos e hoje se pautam pela promoção da democracia, por projetos educacionais públicos, gratuitos e de qualidade, e têm contribuído para a construção de uma sociedade em transição.

Por conta desses métodos de ensino, as Instituições de aplicação obtiveram as maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Brasil, em comparação às outras no mesmo município em 2019.

Mais notícias