Como desenvolver perfil empreendedor na sua profissão?
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
No mercado de trabalho atual, uma característica muito valorizada e importante de buscar ampliar é a capacidade do profissional de estar disposto a crescer além de sua área de escolha. Promover competências pessoais como: ter iniciativa, persistência, liderança, comprometimento, planejamento e boa comunicação são algumas das aptidões que descrevem um perfil empreendedor, e refletem em mudanças positivas no seu ambiente de trabalho.
Esta visão do empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço devido ao aumento do nível de exigência do mercado. Com o intuito de se aprimorar neste aspecto, o desenvolvimento destes requisitos é crucial para ser um trabalhador empreendedor que pode se destacar e estar atualizado, tanto em empresas quanto em seu próprio negócio.
As práticas que podem ser aplicadas na sua rotina para desenvolver estes diferenciais incluem: estabelecer e superar metas, saber avaliar a viabilidade de uma ideia, conhecer seus pontos fortes e fracos, persistir na resolução de problemas e lidar bem com o fracasso. Além disso, já possuir uma personalidade com espírito criativo e pesquisador te trará facilidades ao executar o seu perfil empreendedor.
Levando em consideração os aspectos citados, enquanto a maior parte das pessoas tendem a enxergar apenas as dificuldades, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso. Um médico que, além de trabalhar na área da saúde, gerencia e estrutura sua própria clínica, e um professor que sustenta a gestão administrativa de uma instituição são exemplos da implementação de planos de negócios juntamente com a sua profissão, considerada hoje uma importante estratégia para se destacar em seu ramo de atuação.