9 verdades e 1 mentira sobre metodologias ativas de aprendizagem
Curso de Pedagogia participa de desafio de Facebook sobre "9 verdades e 1 mentira sobre metodologias ativas de aprendizagem".
Assessoria Descomplica UniAmérica
Periodicamente um novo “desafio” é lançado nas redes sociais, engajando milhares de pessoas na brincadeira, corrente, pensamento ou reflexão (como queira definir). O que está ganhando popularidade no Facebook nos últimos dias, é a brincadeira “9 verdades e 1 mentira”, onde os usuários devem descrever 10 fatos de sua vida, para que os amigos descubram qual deles é falsa.
Aderindo à brincadeira, o Curso de Pedagogia produziu “9 Verdades e 1 Mentida sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem” da Uniamérica, caprichando nas frases, para que ficassem bem difíceis de identificar qual das afirmativas é uma mentira.
Os estudantes em duplas produziram seus desafios, tendo que cada grupo desvendar a mentira sobre metodologias ativas produzidas pelo outro. Através de um texto científico de apoio, os estudantes tiveram que compreender o conteúdo e transformar as informações em frases curtas, objetivas e claras, para uma melhor assimilação e interpretação do conteúdo.
De acordo com a professora Thuinie Daros, o objetivo da atividade é estimular os estudantes para que fiquem atentos com o que acontece no dia-a-dia nas mídias. “Os estudantes, como futuros educadores, devem estar alinhados com os conteúdos que circulam nas redes sociais, visto que as crianças e jovens estão ativos nesses espaços e utilizam dessa linguagem diariamente, para que isso auxilie motivação e engajamento no processo de aprendizado em sala”, comenta a coordenadora.
*TIC’S – Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação