VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica colaborativa na educação

A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica colaborativa na educação

Assessoria Descomplica UniAmérica

Vivemos numa sociedade rodeada de aparatos tecnológicos cada vez mais modernos. No entanto, percebe-se que a escola por muitas vezes, ainda restringe toda essa tecnologia em seu espaço. O Estado do Paraná, por exemplo, estabelece em 2014 a Lei Estadual 18.118, que Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos. Contudo, a lei se restringe a proibição somente para fins não pedagógicos, então porque não se utilizar tais tecnologias do uso cotidiano dos educandos para a prática de uma aprendizagem mais colaborativa no aluno.

A utilização desta ferramenta em sala de aula ainda é um grande desafio na escola, já que muitos educadores não cresceram dentro deste contexto e tem que se adaptar a esta nova realidade. Situação esta que leva aos professores a ter receio em usufruir ferramentas computacionais dentro de sua prática pedagógica. Entretanto, o uso de tecnologias na escola como recurso auxiliar na construção de novos conceitos, possibilita que o processo de aprendizagem ocorra de forma mais prazerosa, uma vez que o enfrentamento de desafios ocorre permeado por um contexto de ludicidade.

Neste sentido, os alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade Uniamérica, trabalham na disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação às possibilidades de ensino com ferramentas tecnológicas que auxiliam neste processo.

Destarte, na aula procurou-se trabalhar com as acadêmicas convergência entre metodologia e tecnologia, o domínio dos conteúdos, o conhecimento da ferramenta tecnológica e o conhecimento pedagógico, visando alcançar expertise dentro da sala de aula. Assim, as acadêmicas conheceram e utilizaram aplicativos educacionais (Apps em 3D) com dispositivos móveis no sentido de buscarem depois de formadas trabalharem em uma sala de aula mais interativa.

Abordou-se assim, o desafio da utilização deste instrumentos pelos professores, e ainda pontuou-se os aspectos positivos deste instrumento computacional no processo de ensino-aprendizagem, além da contribuição pedagógica desta ferramenta.

Mais notícias