Acadêmicos de Ciências Biológicas da UniAmérica realizam expedição na Ilha do Mel
A aventura contou com diversas visitas e experiências em campo para os estudantes
Assessoria Descomplica UniAmérica
A expedição dos alunos de Ciências Biológicas da UniAmérica para a Ilha do Mel, supervisionada pelos professores Roberto de Albuquerque Leimig e Adriane Cristina Guerino aconteceu no início de novembro, durante quatro dias de aventura.
E agora, a gente te conta um pouco mais desse roteiro, bem ao estilo Indiano Jones!
PRIMEIRA PARADA:
Museu de Arqueologia e Etnologia em Paranaguá,instalado no antigo Colégio dos Jesuítas, após guarda do edifício ser confiada à UFPR, passou a ser um museu que armazena história, arqueologia e artes populares daquela época.
SEGUNDA PARADA:
Aquário de Paranaguá, que possibilitou a visualização de diferentes espécies, tendo até mesmo a experiência de tocar em alguns exemplares.
TERCEIRA PARADA:
A Ilha do Mel tem aproximadamente 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.
Dos seus 2.700 há, apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. A travessia deve ser feita de barco a partir de Paranaguá ou Pontal
Não há ruas ou estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.
Toda essa natureza pode ser vivenciada pelos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas que trouxeram de volta em suas bagagens, muitas sensações, cheiros, experiências indescritíveis que estão em total acordo com as Metodologias Ativas utilizadas pela UniAmérica.