Acadêmicos participam de atendimento a pacientes com mobilidade reduzida
Acadêmicos de Fisioterapia do 3º período, participam de rotina de avaliação e prescrição de órteses e próteses, junto à Clínica de Fisioterapia do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Foz do Iguaçu.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Nesta quarta-feira (22/0), acadêmicos de Fisioterapia do 3º período, acompanharam a rotina de avaliação e prescrição de órteses e próteses, feita pelos profissionais da Clínica de Fisioterapia do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Foz do Iguaçu.
Durante as avaliações, os estudantes puderam observar o atendimento de vários pacientes com diagnóstico de amputações, limitações de movimento e deformidade de membros. Alguns desses pacientes avaliados estão sendo preparados para receber uma prótese pelo SUS. Já em outros pacientes foi possível identificar as dificuldades motoras, descritas no decorrer de suas atividades diárias, buscando-se a prescrição de órteses, com o intuito de facilitar a vida deles.
As informações coletadas durante as avaliações serão analisadas, para que as problemáticas mais comuns sejam tema de pesquisa no Projeto Integrador dos alunos, buscando alternativas eficazes de tratamento. Além desse acompanhamento, os estudantes também participaram de um treinamento com os profissionais da Clínica de Fisioterapia do CEM, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre os atendimentos desses pacientes, sobre suas tramitações legais para acesso dos serviços e sobre as dificuldades mais comuns na rotina do profissional que atua nessa área.
O objetivo da atividade foi inserir o aluno na aplicabilidade da prática, contemplando os conteúdos abordados em sala. Com isso, eles puderam vivenciar a rotina de atendimento em clínica, observando a importância da atuação desse profissional, na busca de soluções para melhora da qualidade de vida dos pacientes atendidos.