VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

Atividades físicas para tratamento de pacientes do CAPS

Estudantes de Educação Física desenvolvem projeto em pacientes do CAPS, com objetivo de realizar um programa de atividades físicas como terapia ocupacional.

Assessoria Descomplica UniAmérica

Estudantes de Educação Física da UniAMérica desenvolveram o Projeto Integrador “Exercício físico: Uma intervenção Psicoterapêutica no tratamento de Álcool e Drogas”, com a orientação do Coordenador Fernando Priess, em pacientes do CAPS de Foz, com objetivo de realizar um programa de atividades físicas como terapia ocupacional.

Durante o semestre, foram desenvolvidas atividades duas vezes por semana, com exercícios funcionais e coordenativos, em cerca de 15 participantes, todos com idade acima de 18 anos, que são assistidos pelo CAPS – AD (Centro De Assistência Psicossocial Álcool e Droga).

Para Charles Lenchoff, estudante de Educação Física, nota-se a falta da atuação desse profissional no ambiente, visto que a “prática regular de exercícios como terapia ocupacional, gera mudanças comportamentais e sociais nos indivíduos”.

O exercício físico se mostra uma ferramenta terapêutica importante na promoção da saúde, reabilitação psicossocial e inclusão social dos pacientes em tratamento de álcool e drogas. Sendo que, o Educador Físico é o profissional responsável por orientar e auxiliar a prática adequada de atividades físicas. Pretende-se executar um programa regular de exercícios no CAPS, com a atuação dos estudantes da UniAmérica. Como também, a integração com o Curso de Psicologia, para promover a melhora do aspecto emocional e social dos participantes do programa.

Mais notícias