Classe Hospitalar é tema amplamente trabalhado no curso de Pedagogia
Os acadêmicos investigaram a influência que as atividades lúdicas, podem gerar na recuperação no desenvolvimento intelectual das crianças.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Ao passar por um processo de internação, a criança é distanciada de sua rotina, de sua família, de seus amigos e de sua realidade. Esta interrupção, das atividades cotidianas, pode afetar diretamente o desenvolvimento biopsicossocial da criança, podendo causar danos tanto na qualidade de vida, na aprendizagem, assim como em seu processo de recuperação.
Neste sentido, os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Uniamérica investigaram a influência que as atividades lúdicas, concretizadas por meio de práticas pedagógicas, podem influenciar positivamente na recuperação dessas crianças e no desenvolvimento intelectual das mesmas.
É importante considerar que com as atividades lúdicas a criança tem a oportunidade de expressar seus sentimentos, seus anseios, seus medos, de assimilar melhor o novo momento pelo qual está passando, sendo também um caminho para ressignificar o período de hospitalização. Além disso, auxilia a manter o elo com a escola, possibilitando a continuidade do seu processo de aprendizagem, mesmo distante da escola.
De acordo com a professora responsável, Thuinie Daros, “O estudo realizado pelas acadêmicas levou-as a perceber que realmente a presença do pedagogo e a utilização do lúdico no ambiente hospitalar infantil, são de fundamental importância para a criança hospitalizada, pois, o pedagogo consegue assegurar a essa criança, que ela tenha os vínculos escolares garantidos, e o lúdico torna-se então um “atrativo educacional” no processo de ensino e aprendizagem desse aluno. ”
Ao finalizar os estudos sobre a PEDAGOGIA HOSPITALAR, os acadêmicos também produziram brinquedos e materiais pedagógicos específicos para o contexto.