VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

Como usar a criatividade na Educação Infantil

Estudantes de Pedagogia realizam atividade prática sobre uso da criatividade e planejamento para Educação Infantil.

Assessoria Descomplica UniAmérica

Acadêmicos do 3º e 5º período do Curso de Pedagogia da Uniamérica, sob a orientação da professora Thuinie Daros, estudaram conteúdo de um artigo “Criatividade na Educação Infantil”. Esta uma reflexão teórica sobre o uso da criatividade como um processo psíquico, que se constrói na criança desde muito cedo, se desenvolvendo com a imaginação, pensamento, memória e brincadeira. A possibilidade de criar está ligada ao contexto histórico, familiar, escolar e à riqueza de experiências vivenciadas pela criança. E, como atividade humana é semioticamente mediada pela cultura.

Após a reflexão, os estudantes tiveram que trabalhar com a seguinte problemática: COMO EDUCAR DE FORMA CRIATIVA?

Para responder ao problema foi utilizado a técnica VISUAL THINKING, que consiste em um processo de pensamento crítico e criativo, que permite organizar informações e ideias em forma de desenho. Segundo a Coordenadora Thuine, estruturar ideias no papel deve ser o primeiro passo para criar algo novo, seja um negócio, um grande projeto, uma viagem ou até para resolver um problema de comunicação. Um bom planejamento é o início de tudo. “Nada melhor para tentar traduzir tudo o que se passa nas milhares de sinapses em nosso cérebro, do que desenhar nossas ideias. Assim conseguimos não somente, organizar nossas ações em táticas e estratégia, mas também ter uma visão ampla do que estamos pensando”, ressalta. Ainda de acordo com a professora, ao trazer o racional e o emocional para o papel, é possível amplificar a inspiração, tendo o vislumbramento de formas e possibilidades, que não seriam perceptíveis sem as técnicas de visual thinking. Essas técnicas podem ser aplicadas em diversas áreas, desde estudos, planejamento, estratégia, desenho ou educação.

 

Mais notícias