COMUNICADO À COMUNIDADE UNIAMÉRICA
Assessoria Descomplica UniAmérica
Prezados estudantes, professores, colaboradores, familiares e amigos.
O atual cenário de crise mundial nos impõe desafios de proporções nunca antes vivenciados por nossa geração, exigindo de todos o máximo de inteligência, criatividade, compreensão, solidariedade e dedicação.
A UniAmérica está atenta às necessidades de todos neste difícil período de isolamento social e procura fazer o melhor para que possamos atravessar este período da melhor maneira, sem prejuízos para nossa vida acadêmica e pessoal.
Em função das inúmeras incertezas que acometem a todos neste período, que se revertem em muitas ligações e mensagens à nossa central de atendimentos, resolvemos elencar as principais indagações da nossa comunidade discente e respondê-las aqui, no formato de FAQ.
1) Qual a previsão de retorno às aulas presenciais?
Neste momento não há nenhuma previsão oficial, mas o município de Foz do Iguaçu vem fazendo um trabalho exemplar de controle da disseminação do coronavírus, impedindo um crescimento exponencial e desenfreado da COVID-19. A quantidade de casos em nosso município cresce em proporções relativas abaixo da média mundial e o sistema de saúde já está bem preparado para atender à uma significativa demanda de pacientes internados.
Se continuar assim, é bem provável que o poder público inicie um plano de liberação gradativa das atividades a partir da próxima semana (13/04), iniciando pelo comércio e seguindo para serviços e atividades industriais. No entanto, entendemos que escolas e faculdades serão as últimas a retomarem suas atividades presenciais, em função da aglomeração de pessoas nestes estabelecimentos, o que esperamos que ocorra, no mais tardar,até meados do mês de maio, se tudo correr bem.
2) As atividades remotas valerão para substituir as atividades presenciais?
Sim, por determinação do Ministério da Educação (MEC) através da Portaria no 345 de 19 de março de 2020, que diz o seguinte:
"Art. 1º Fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.”
Todos os alunos que estão realizando as atividades remotas não precisarão fazer nenhum tipo de reposição de aulas, a não ser determinadas atividades práticas específicas que não puderam ser realizadas remotamente. Também os estágios supervisionados serão repostos, ao final do período de confinamento, atendendo a carga horária já determinada.
3) Atividades remotas (virtuais) são o mesmo que cursos em EAD?
Não. O modelo predominante de cursos à distância (EAD) no Brasil é um modelo de baixa interatividade, no qual o estudante tem acesso a aulas gravadas e a um conjunto de textos para estudar quando e onde quiser ou puder, com suporte de tutores apenas para tirar dúvidas, se elas acontecerem. Neste modelo de EAD as instituições de ensino podem cobrar mensalidades menores, pois elas têm ganho de escala, ou seja, podem distribuir o mesmo material e as mesmas aulas gravadas para centenas ou milhares de alunos, gastando a mesma coisa.
As atividades remotas que estão sendo oferecidas pela UniAmérica e por várias outras universidades de excelência em todo o Brasil, são diferentes do EAD tradicional porque mantêm a interação entre alunos e professores da mesma turma, de modo telepresencial, mas com a mesma carga horária e mesma dedicação dos docentes aos seus alunos, sem variação quantitativa que pudesse trazer algum ganho à instituição.
4) As instituições de ensino estão economizando com as atividades remotas, portanto deveriam oferecer descontos na mensalidade?
As instituições de ensino que utilizam o modelo da atividade remota virtual (telepresencialidade) não tem nenhuma economia no seu processo acadêmico, uma vez que continua com os mesmos custos de professores para a mesma quantidade de alunos.
A economia que a instituição está tendo neste período diz respeito à conta de água, energia elétrica e material de consumo (produtos de limpeza, papel toalha, papel higiênico, material de escritório, etc). Estes elementos juntos estão proporcionando uma economia de 3% em todos os custos e despesas da instituição, mas esta economia é compensada pelo aumento dos custos com TI, Internet, Servidores, entre outros, para suportar adequadamente as atividades remotas (virtuais).
Deste modo fica claro o entendimento que a instituição não tem margem para oferecer nenhum tipo de desconto adicional em suas mensalidades ou parcelas, pois se o fizer ela certamente não conseguirá manter os salários de seus professores e colaboradores.
5) Haverá algum tipo de apoio financeiro para quem estiver com dificuldades de pagamento?
Não há como não se solidarizar com a situação daqueles que estão passando por momentos difíceis com a perda do emprego ou de renda. A UniAmérica, como instituição comunitária e filantrópica, envidará todos os esforços possíveis para não deixar nenhum de seus alunos sem poder estudar.
Para tal, estará disponibilizando um protocolo para atendimento individual para estudantes que precisarem de flexibilização para o cumprimento financeiro de seus contratos.
A UniAmérica entende que a definição de uma única medida, igual para todos, não atenderá à particularidade dos estudantes que estão com dificuldades financeiras e vivem realidades muito distintas. Por este motivo, serão deliberadas medidas individuais àqueles estudantes que comprovarem a necessidade de apoio no pagamento de mensalidades durante este momento de pandemia, com soluções customizadas a partir das possibilidades da UniAmérica e da capacidade de pagamento dos estudantes e de seus familiares.
6) Quem teve dificuldade em acompanhar as aulas remotas, terá alguma chance de reparar a perda?
Se eventualmente algum estudante não conseguiu acompanhar as atividades remotas, deve apresentar sua justificativa através de um Requerimento à UniAmérica, onde a instituição, se deferido o pedido, irá avaliar a melhor maneira de proceder a reposição.
Agradecimento
Não podemos encerrar este comunicado sem um agradecimento a todos os colaboradores e professores da UniAmérica que estão servindo de exemplo para várias universidades do Brasil em demonstrar como se organiza e como se atua em momentos de crise.
Nossos professores não mediram esforços em se prepararem e adequarem suas aulas e atividades para o ambiente remoto. Com uma dedicação ainda maior do a que tinham no ambiente presencial, se esmeram em levar aos seus alunos todos os elementos necessários à continuidade do aprendizado e da formação, inclusive atendendo-os individualmente sempre que necessário.
Sem estas pessoas magníficas, não conseguiríamos manter nosso padrão de qualidade, nem a motivação e o entusiasmo de nossos alunos.
Agradeço também aos nossos estudantes, que vem demonstrando muita coerência e maturidade neste momento difícil, se esforçando para manter-se em dia com suas atividades, mesmo quando precisam se desdobrar para resolverem questões familiares, de saúde e de renda.
Atenciosamente
Ryon Braga
Reitor do Centro Universitário UniAmérica