Criatividade, diversão e muito aprendizado com uso de tecnologias na Educação
As acadêmicas do primeiro e segundo período de Pedagogia investigaram sobre o uso da tecnologia em sala de aula.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Nas atividades do projeto integrador do curso de Pedagogia, as acadêmicas do primeiro e segundo período, Amanda Karine Andrjezewiski, Christiany Balbino Motta, Elisangela Thomassem, Miria Alves e Michelle Pires, sob orientação da professora Ms. Thuinie Daros trataram de investigar sobre os usos da tecnologia na sala de aula. Neste sentido, as acadêmicas aplicaram questionário com os professores de uma escola da rede de ensino municipal de Santa Terezinha de Itaipu, acerca do seu posicionamento sobre o uso da tecnologia no ambiente escolar.
Os dados apontaram que 65% dos professores utilizariam se soubessem como fazer, 30% dos professores entrevistados acreditam que a tecnologia não faz diferença no aprendizado da criança e 5 % não utilizariam forma nenhuma.
Os dados levantados chamaram muito a atenção das acadêmicas visto que o uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais ativa e participativa. Neste sentido, como intuito de mostrar aos professores como o uso da tecnologia pode gerar mais engajamento no processo do aprendizado, as acadêmicas aplicaram uma oficina com alunos e também com professores da escola.
A oficina foi realizada por meio de um circuito pedagógico onde procurou-se mesclar atividades rotineiras com atividades envolvendo a tecnologia. Como elementos inovadores, apresentaram um kit tecnológico chamado makey makey, que transforma qualquer coisa em um touchpad. O sistema foi criado por Jay Silver e é composto por uma placa de circuito, garras jacaré e um cabo USB. O makey makey novidade no Brasil, permite a utilização qualquer tipo de material que seja capaz de conduzir um mínimo de energia elétrica, como por exemplo uma banana ou mesmo massa de modelar. Além disso, o grupo também utilizou aplicativos com uso de realidade aumentada disponível para qualquer dispositivo móvel.
De acordo com uma das integrantes do grupo Amanda Karine Andrjezewiski, “É importante destacar que apenas modernizar a sala de aula não é sinônimo de modernizar o ensino. A simples introdução da tecnologia não muda a metodologia, quem faz a diferença é professor e aluno, mas a tecnologia é um meio eficiente para chegar ao objetivo proposto.”
Os trabalhos realizados com esta escola alcançaram os objetivos estabelecidos. Ao término das atividades, os professores estavam sensibilizados para o uso da tecnologia no contexto escolar.