VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

Diversidade de Ictiofauna dos Lagos do Zoológico Bosque Guarani

Acadêmicos: Matheus de Oliveira Galvan e Sarita de Oliveira estudam a diversidade de Ictiofauna dos Lagos do Zoológico Bosque Guarani

Assessoria Descomplica UniAmérica

Diversidade de Ictiofauna dos Lagos do Zoológico Bosque Guarani de Foz do Iguaçu-PR Alunos: Matheus de Oliveira Galvan e Sarita de Oliveira.

A ictiofauna é o conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica. Habitam exclusivamente lagos e mares do planeta, e são muito sensíveis a modificações no meio em que vivem.

O projeto foi realizado no Zoológico Bosque Guarani, em um fragmento de floresta, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, PR. O projeto consistiu em catalogar espécies de peixes, comparar a diversidade de ictiofauna dos 04 lagos do bosque e analisar a influência dos fatores físico-químico na presença dos peixes em cada lago, para com isso. O objetivo geral do projeto foi mostrar para a população as espécies de peixes para a população que frequenta o Zoológico Bosque Guaraní

Foram realizadas amostragens de peixes, entre os meses de agosto a outubro, em dois dos quatros lagos (Lago ll e Lago lll). Realizou-se três formas de coleta: puçá, rede arrasto e armadilha tipo covo. Ao total, quatro coletas foram aplicadas nos dois lagos. Os peixes capturados ficaram armazenados em sacos plásticos e bandejas, para posteriormente serem depositados nos aquários no laboratório BioSaúde da Faculdade União das Américas.

No final de todas as coletas identificaram-se três espécies Synbranchus  marmoratus (Muçum), Xiphophorus maculatus (Plati) e Prochilodus lineatus (Curimba). Das espécies descritas a mais predominante é o Plati, uma espécie exótica e a sua origem no Zoológico Bosque Guarani é desconhecida. Por não ser uma espécie nativa, ele pode ser prejudicial para as outras espécies. O Muçum foi o maior peixe encontrado, com 49 cm. O Curimba é nativo da região e vive mais no fundo do lago. Além da identificação das espécies esse projeto melhorou nosso conhecimento em método de coleta, e como o meio (o que está envolta) influência na qualidade da água. As informações que adquirimos foi utilizado como base para um outro projeto onde foi analisado somente a espécie Plati (Xiphophorus maculatus), como ele está em superpopulação foi muito curioso presenciar suas intervenções maléficas e benéficas no meio dos 04 lagos do Zoológico Bosque Guaraní.

Mais notícias