VOLTAR
07.12.2022   |   #Notícias #Psicologia

Documentário aborda assuntos sobre pressão estética e padrões

Aline Galvão

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

A pressão estética, que ainda é um grande tabu, está relacionada à pressão social onde as pessoas querem se adequar, a qualquer custo, aos padrões de beleza, e apesar do seu alto grau de importância ainda é hoje um dos assuntos menos abordados nas redes.

Durante todo o semestre as alunas do curso de Psicologia da Descomplica UniAmérica, através de pesquisas, realizaram um Projeto Integrador chamado “O espetáculo da perfeição: a pressão estética e os padrões de beleza inalcançáveis em mulheres do século XXI”, com o formato de documentário, em conjunto com profissionais das áreas de: Psicologia, Biomedicina, Nutrição, Design de moda, Educação física e Comunicação.

O objetivo desse projeto é levar o conhecimento sobre a pressão estética e padrões de beleza de maneira ética e acessível, auxiliando a autopercepção e conscientização através de uma forma cativante, didática e acessível para todos os públicos.

O documentário traz diversas falas de diferentes mulheres, não só com o intuito de discutir o assunto abordado, mas também destacar a vivência delas diante da pressão social sobre seus corpos.

“Infelizmente o padrão de beleza ou a pressão estética vai colocar um corpo excluído, um corpo marginalizado, o que eu acho que a pressão estética faz. Então me sinto pressionada a estar dentro daquele padrão porque se eu não estou nele, não sou considerada bonita ou não sou considerada bela” - comenta Bia Carneiro, designer de moda e consultora de imagem e estilo.

Diante disso algumas profissionais trazem a dificuldade de muitas pessoas entenderem que autocuidado e beleza passam da linha de “seguir padrões”, assim como diz a nutricionista Geane Barbara: “Sinto e vejo depois de tanto tempo atuando na área, o quanto realmente as pessoas buscam o nutricionista em muitos momentos, único e exclusivamente, pela pressão estética, buscando e almejando um corpo, uma beleza, que às vezes dentro daquela mulher, daquele corpo, não é possível. Mas ela ainda sim busca e luta a qualquer custo por aquilo”.

A profissional ainda ressalta sobre a importância do autoconhecimento: “A nutrição pode auxiliar você a entender os seus limites, o que é bom pra você, porque existem muitas dietas da moda que a gente entende que é aquela dieta que serve pra todo mundo, quando na verdade a nutrição é algo individualizado, é pra cada um em especifico, dentro do que aquela pessoa precisa”.

Se interessou e quer assistir esse documentário completo? Clique aqui!

Anexar vídeo do youtube:

Mais notícias