Estudantes atendem crianças do Colégio Gustavo Dobrandino
Estudantes realizam atividade no Lar do Velhinhos com turma do 7º ano do Colégio Gustavo Dobrandino. Eles fizeram oficina de pintura em tecido interagindo com essas diferentes faixas de idade.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Os acadêmicos do curso de Psicologia matutino, Jordana Ramires; Rogério Conceição; Silvana Angelini; Thais Ynara e Bianca de Moraes, desenvolveram o projeto sobre “Inteligência Multifocal”, em uma turma da 7ª série do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, sob a orientação da coordenadora Lissia Pinheiro.
A aplicação do projeto surgiu da necessidade da escola em atender as dificuldades de uma turma de 25 alunos com desempenho ruim. Dessa forma, foram realizados 10 encontros para trabalhar a autoestima deles, por meio de atividades, dinâmicas e a interação em grupo.
O encerramento do projeto aconteceu no Lar do Velhinhos de Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (23), onde foi realizado atividade de pintura em tecido em que os alunos do Colégio Gustavo Dobrandino ajudaram, cerca de 15 idosos, a expressarem seus sentimentos por meio de pintura e desenhos. Segundo a acadêmica Jordana Ramires, essa atividade foi organizada para que eles pudessem interagir com esses velhinhos. “Buscamos com a visita causar um impacto, para que eles sentissem uma outra realidade, que se sentissem úteis para si mesmos e para o próximo”, comenta ela.
A coordenadora da instituição, Neusa Gonçalves, destaca que essas ações são importantes para dar horas de lazer para os idosos. “Esses velhinhos se sentem lembrados e queridos pela sociedade quando participam dessas atividades”, ressalta.
Janine Guilhen, Pedagoga da escola, destacou que o projeto contribuiu muito para melhora do aprendizado da turma. “Esse projeto foi muito importante, para que os alunos aprendessem a se respeitar mais e a respeitar o outro. Essa visita ao lar contribuiu para que eles tivessem outra visão do próximo”, destaca a professora.
A estudante Thalita Machado, 12 anos, diz que aprendeu a se relacionar melhor com os colegas. “Antes do projeto os alunos desrespeitavam os professores e entre eles mesmos. Depois do projeto conseguimos nos unir mais, e participar de atividades com mais alegria e integração”, disse a aluna.
Para o estudante Hyohan Vidal, de 13 anos, o projeto foi muito importante para turma, mas o que mais o chamou a atenção foi visitar os idosos. “Eu percebi que os velhinhos estão sendo bem cuidados e não sabia que eu poderia visitá-los quando quisesse. Eles são muito queridos e quero chamar mais pessoas para fazermos atividades com eles”, planeja o estudante.
O projeto dos acadêmicos de Psicologia contribuiu muito com a autoestima e o respeito na vida escolar e familiar desses estudantes. A estudante Mariana Damaceno, 12 anos, destaca que o bullying entre os amigos já não existe mais. “Eu aprendi coisas legais como respeitar meus amigos e controlar os meus sentimentos. E, durante a visita ao lar, um senhor me deu conselhos que vou levar para minha vida: respeitar nossos amigos e principalmente nossos pais”, desabafa Mariana.
Kailane Alderette, estudante de 13 anos, comenta que gostou muito da atividade de pintar com os idosos, “foi muito divertido e interagimos bastante, eles mostraram seus sentimentos nos desenhos. Foi muito legal poder interagir com eles”, comenta.
Sobre a Uniamérica: A Faculdade Uniamérica adota o método de aprendizagem ativa, pelo qual o aluno é protagonista de seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Desse modo, desde o primeiro semestre os estudantes participam de projetos integradores, desenvolvendo ações concretas que contribuem para o desenvolvimento da região. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos independentes de extensão para acadêmicos e profissionais já formados, além de escolas de iniciação científica e cursos de idiomas.