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Estudantes cultivam suculentas para comercialização

Malu Garbo

Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica

Flores e plantas ornamentais são elementos da natureza ligados diretamente à beleza e ao prazer estético. Por caracterizarem qualidade de vida e bem estar, são comumente utilizadas como decoração em ambientes externos, na qual estabelecem uma relação entre o ser humano e o meio ambiente.

As suculentas se incluem nesses padrões, pois são altamente comerciáveis pela praticidade de seu cultivo e por apresentarem diferentes formas, cores e tamanhos, próprias para embelezar os locais onde são cultivadas.

De acordo com o Sebrae, o mercado brasileiro de ornamentais vem representando um crescimento econômico, movimentando cerca de R$ 5,22 bilhões em 2013, com uma taxa de crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior, mostrando altos índices de engrandecimento desde então. Levando este impulso financeiro em consideração, os acadêmicos de Agronomia e de Ciências Biológicas da UniAmérica desenvolveram um projeto de cultivo de suculentas.

O intuito é comercializar as plantas como arrecadação de verba para a realização de cursos externos e visitas técnicas. Além disso, proporciona uma troca de experiências entre os alunos das duas áreas, promovendo uma aprendizagem prática de conhecimentos que provavelmente ficariam presos à teoria.

O projeto

O cultivo está sendo realizado no viveiro da instituição, por propagação assexuada, que ocorre sem o uso de sementes, na qual a suculenta apresentará as mesmas características da planta matriz, também conhecido por processo de clonagem.

“Assim que conseguirmos um número grande de exemplares, será pensada a forma em que essas mudas serão comercializadas, mas a primeira ideia é ofertar para os próprios alunos da UniAmérica. Depois, podemos pensar em comercializar com floriculturas”, cita Adriane Guerino, coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

O projeto faz parte da metodologia de ensino adotada pelo Centro Universitário, onde, pelo incentivo à produção científica, os estudantes protagonizam seu próprio aprendizado, o que em consequência os prepara melhor para atuar profissionalmente no mercado de trabalho.

Paula Vergili Pérez, coordenadora de Agronomia complementa: “A realização deste projeto é fundamental para promover o desenvolvimento de novas habilidades para nossos acadêmicos, gerar conhecimentos e também a interdisciplinaridade dos cursos”.

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