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20.08.2019   |   #Notícias

Estudantes de Arquitetura apresentam proposta de Centro Cívico para Vice e Secretário de Foz

Arquitetura e Urbanismo apresentam proposta de Centro Cívico (teatro e nova Biblioteca), para vice-prefeito o Secretário de Cultura, de Foz do Iguaçu.

Assessoria Descomplica UniAmérica

O vice-prefeito Nilton Bobato e o Secretário de Cultura Juca Rodrigues, de Foz do Iguaçu, estiveram na Faculdade Uniamérica, nesta terça-feira (09), para uma conversa com os estudantes do 5º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo, para conhecer a proposta de um Centro Cívico para o município.

Na oportunidade, foi possível discutir sobre as propostas da nova gestão, nos setores de cultura e urbanismo, bem como a oportunidade de apresentar as propostas de viabilização urbanística e econômica, para construção da uma área, com objetivo de instalar os prédios dos serviços públicos, feiras artesanais, debates democráticos no anfiteatro, e com atividades culturais e artísticas, entre outros.

Para Alexandre Balthazar, coordenador de Arquitetura e Urbanismo, o curso está propondo o resgate da vida cultural e urbana clássica, que se perdeu no município ao longo dos anos.  O projeto busca resgatar esta convivência participativa urbana, porém isso requer uma grande mudança cultural. “De um lado o poder público precisa aumentar sua permeabilidade, fomentando a participação e a democracia, e por outro lado, a população precisa ser sensibilizada e buscar uma voz mais ativa nas decisões políticas e na participação da vida cultural pública”, comenta o coordenador.

O Secretário de Cultura, Juca Rodrigues, reforçou que, além do anfiteatro ao ar-livre, o espaço também exige um teatro e uma nova Biblioteca Municipal. O Vice-Prefeito Bobato ressaltou aspectos importantes do ponto de vista legal, acerca de como o projeto pode se apoiar na lei de operações urbanas consorciadas. Os estudantes estarão projetando os trabalhos, que futuramente será apresentado para comunidade na Câmara de Vereadores.

Segundo a professora Ana Flávia Magalhães a atividade foi importante porque "caracterizou uma interação entre os alunos - que também são representantes da sociedade, com o poder público de uma forma bastante acessível e real. Isso pode ampliar as oportunidades de desenvolvimento para o município”, ressalta a professora.

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