VOLTAR
20.08.2019
|
#Notícias
Evento debate Dignidade em Saúde Mental
A dignidade do tratamento oferecido aos pacientes com distúrbios mentais concentrou o debate promovido no I Encontro do Dia Mundial de Saúde Mental: “Construindo Dignidade na Saúde Mental”.
Assessoria Descomplica UniAmérica
A dignidade do tratamento oferecido aos pacientes com distúrbios mentais no Brasil concentrou o debate promovido nesta quinta-feira (29) durante o I Encontro do Dia Mundial de Saúde Mental: “Construindo Dignidade na Saúde Mental”, realizado na Uniamérica, em Foz do Iguaçu.
O evento reuniu profissionais, especialistas e acadêmicos da área de saúde para debater com profundidade o tema. Organizado pela Uniamérica, com apoio da Unila, Uniguaçu e Abre Brasil (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia), o encontro apresentou várias propostas sobre o processo de Reforma Psiquiátrica e o modelo de Assistência Primária em Saúde, em atividade no SUS (Sistema Único de Saúde).
“Foi um evento especial, de inclusão de um tema bastante pertinente para a população, a comunidade científica e acadêmica”, disse Lissia Pinheiro, coordenadora do evento e do curso de Psicologia da Uniamérica.
Dentre os palestrantes, estavam o Dr Eduardo Shiokawa, que abordou o tema “Dignidade em Saúde Mental: Uma Visão Pós-Reforma Psiquiátrica”; o médico-psiquiatra Dr José Elias Aiex Neto (“A dignidade de todos nós”); o psicólogo Ivo Valente, que explorou a temática: “Psicologia e Direitos Humanos no Contexto Psiquiátrico Brasileiro”; e o terapeuta ocupacional Tiago Ribeiro: (Terapia Ocupacional e práticas interdisciplinares de empoderamento e valorização da dignidade do Portador de Transtorno Mental).
A agenda do evento inclui ainda um amplo debate sobre o tema “Saúde Mental”, mediado pela Dr. Adriana Chalita.