Fundamentos e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Acadêmicos do curso de Pedagogia realizam atividade sobre ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, com participação da equipe do Departamento da Educação de Foz do Iguaçu.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Para ampliar a experiência dos estudantes do curso de Pedagogia da Uniamérica, a Diretora do Departamento da Educação de Foz do Iguaçu, Professora Luciana Moreira, juntamente com parte de sua equipe gestora, representada pela Professora Silmara Ribeiro de Lima, foram convidadas para contribuir com os conhecimentos dos acadêmicos, no que se refere aos Fundamentos e as Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.
A equipe de profissionais participou de uma temática sobre a ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Para discutir a problemática desse assunto, os estudantes de organizaram em grupos com objetivo de construir rotinas pedagógicas com base nos elementos teórico-metodológicos abordados. Dentro dessa atividade, as professoras da Secretaria municipal juntamente com a Coordenadora do curso de Pedagogia – Thuine Daros, debateram com os grupos as relações fundamentais do pedagogo, os campos de atuação, as atribuições, os cargos, as rotinas de trabalho, entre outros tópicos.
Os estudantes foram ouvidos dentro de suas percepções, receberam o feedback dos profissionais já atuantes na área e ainda puderam perceber como a gestão dessa rotina pedagógica é um elemento importante, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança, além de maior facilidade na organização espaço-temporal.
As professoras convidadas dividiram com os estudantes, sua experiência na gestão de 33 instituições da educação infantil da cidade, explicando sobre os desafios, as metas, os objetivos para os próximos anos de direção do setor educacional. Isso trouxe uma positiva interação entre esses profissionais e os acadêmicos, que com muito interesse fizeram vários questionamentos sobre a profissão e características do profissional da área.
Segundo a coordenadora Thuine, práticas como esta “permitem que os estudantes compreendam melhor as formas de atuação do pedagogo nas secretarias municipais, ao buscar esse contato direto com profissionais da área, além de discutir sobre os desafios que poderão enfrentar após a formação, tornando-os futuramente, pedagogos experientes e mais bem preparados”, relata.