VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

IoT e Big Data: Sua vida e seus negócios já estão mudando

Você lembra como era sua vida antes de ter um smartphone? E antes da internet? Mudanças tão grandes quanto essas já estão em andamento.

Assessoria Descomplica UniAmérica

Você lembra como era sua vida antes de ter um smartphone? E antes da internet? Mudanças tão grandes quanto essas já estão em andamento.

Algumas das novas tecnologias afetam muito nossas vidas e nossos negócios. Vamos começar por Big Data, traduzível por “megadados” segundo a Wikipedia.

big dataToda vez que você acessa seu Facebook, faz uma pesquisa no Google, usa seu smartphone para descobrir o melhor caminho até seu trabalho usando o Waze, você está gerando informações. O Facebook não grava apenas as suas curtidas, mas também o que você viu, por quanto tempo, quais perfis você visitou, em que links clicou. No Brasil, são 99 milhões de usuários ativos, mensalmente, sendo que 89 milhões também acessam o Facebook pelo smartphone. O Google coleta ainda mais informações. Por esse motivo as duas empresas, assim como algumas outras, têm múltiplos megacentros de processamento de dados, super avançados.

Essas informações são utilizadas atualmente para descobrir para quem mostrar anúncios diversos e determinar o ranqueamento de uma postagem, seja ela paga ou não. São informações que se traduzem em valor negociável, um serviço que se torna valioso justamente porque extrai as informações relevantes de um oceano de dados, antes intratável.

Sua vida e seus negócios mudaram

Mais mudanças nos aguardam. Estamos vendo somente a ponta de um iceberg, por dois motivos: primeiro, somos principalmente usuários do Big Data, dos megadados, por exemplo, quando estamos comprando publicidade no Facebook para nossa pizzaria recém aberta, mas há uma fonte ainda mais massiva de informações, ainda inexplorada: nossas casas, nossas empresas, nossa vida.

O que é Internet of Things (IoT)

Usualmente traduzido por Internet das Coisas, o IoT aumentará muito volume de informações coletadas, pois incorpora informações recolhidas por equipamentos do dia a dia. É comum ver demonstrações com geladeiras ligadas na internet, que sabem quando está acabando o leite e os ovos, e são capazes de pedir reposição automaticamente para o supermercado. Temos cafeteiras que ligam automaticamente 30 minutos antes de você acordar, assim como sistemas de calefação que sabem em que horário você volta do trabalho e qual sua temperatura preferida em casa. Sim, o Google vai acabar sabendo quando você está com pouco yogurt e vai mostrar a você propagandas, e o Waze vai mostrar automaticamente um caminho que possibilita uma paradinha no supermercado.

A utilidade da Inteligência

O impacto mais profundo é reservado para seus negócios ou sua empresa, entretanto. A Internet das Coisas inclui seu ar-condicionado, suas prateleiras de estoque, as portas de sua loja, as maquininhas de cartão. É a possibilidade real de saber quanto sua empresa gasta de energia e aonde gasta, descobrir quais são as prateleiras de estoque com mais movimento sem precisar contar, ou saber se os horários de maior movimento são realmente os que têm mais vendas ou não.

 A Internet das Coisas e a capacidade de analisar os megadados permitirão enxergar seus negócios e sua empresa como uma entidade viva, dotada de um ritmo, particularidades e características próprias – e futuramente controlá-la a partir da tela do seu celular, se você quiser.

Mais notícias