VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

O uso de novas tecnologias na sala de aula

O curso de Pedagogia acredita que a educação, aliada à tecnologia e a inovação, pode gerar bons frutos para crianças e adolescentes. Afinal, a educação precisa acompanhar as mudanças do nosso mundo, acompanhar as tendências, e mais do que isso, falar...

Assessoria Descomplica UniAmérica

As inovações mais promissoras estão presentes em escolas que têm tecnologias móveis na sala de aula, utilizadas por professores e alunos. Os programas de computador ou tablet usados por aluno, ainda em fase experimental em centenas de escolas municipais, estaduais e particulares, sinalizam mudanças muito importantes na forma de ensinar e de aprender.

As aulas são mais focadas em projetos colaborativos, os alunos aprendem juntos, realizam  atividades diversificadas em ritmos e tempos diferentes. O professor muda sua postura. Ele sai do centro, da lousa para circular orientando os alunos individualmente e em pequenos grupos.

Neste sentido, o curso de Pedagogia vem de destacando com relação ao uso das novas tecnologias na educação. Neste semestre, por exemplo, os estudantes puderam experimentar sequencias didáticas híbridas, ou seja, sequencias didáticas que integram atividades pedagógicas online com atividades pedagógica de cunho convencional.

Segundo a professora Thuinie Daros, "Não basta apenas expor aos estudantes de pedagogia a necessidade de se utilizar novas tecnologias, é preciso experimentar, utilizar, debater, demonstrar, e por isso nossas aulas visam levar este conhecimento ao acadêmico de forma prática. Além disso, com dispositivos móveis é possível desenvolver projetos criativos e divertidos usando a câmera do celular, leitores de QR Code, aplicativos de realidade aumentada e diversos recursos que otimizam o processo de aprendizagem.

Destaca-se que o professor precisa estar consciente de seu papel, e de como inovar na sala de aula pode tornar o seu trabalho ainda mais prazeroso e interessante para os seus alunos.

Mais notícias