Tema 'Os desafios da educação' é destaque em congresso internacional
Como aplicaa as novas tecnologias no ambiente acadêmico, utilizando os conceitos de metodologia ativa, é tema de congresso internacional de educação.
Assessoria Descomplica UniAmérica
O diretor-presidente da Faculdade Uniamérica, Ryon Braga, participou nesta terça-feira (19) de uma rodada de debates com diversas instituições de ensino superior do Brasil, mediando discussões sobre assuntos como aprendizagem ativa, ensino híbrido, educação à distância entre outros. A mesa redonda faz parte do 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), que reúne entre os dias 17 e 21 de setembro, em Foz do Iguaçu, representantes de faculdades e universidades de todo o país. O evento acontece no Hotel Recanto Cataratas e é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Durante o debate, organizado pelo Grupo A, Ryon explicou sobre a metodologia ativa e o ensino híbrido aplicado na faculdade Uniamérica, com a participação de mais de 40 pessoas, representando cerca de 25 instituições. “A proposta de aprendizagem da Uniamérica rompe com o paradigma de que a teoria vem primeiro e a prática depois. Nesse método, o aluno inicia a prática desde o primeiro dia de aula, quando são desafiados por problemas reais, aplicando seus conhecimentos e habilidades adquiridos em aulas teóricas”, comenta.
A educação tradicional, afirmou, está sendo constantemente desafiada pelo impacto das tecnologias, oferecendo novos mecanismos de aprendizagem, como sala de aula invertida, learning blended, ensino híbrido, realidade aumenta e/ou virtual, que auxiliam o estudante na absorção efetiva do conteúdo.
Um grupo de mais de 40 instituições que participam do congresso (UEPG, UNIANDRADE, GRUPO SAGAH, UNIGRAN, TD COM, Centro Universitário São Lucas, entre outros) aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto a metodologia, visitando a Uniamérica. Os profissionais ficaram impressionados com o avanço que a Uniamérica propõe à educação, utilizando-se de ferramentas tecnológicas em sala de aula e inovando no modelo de ensinar e aprender.