VOLTAR
30.06.2023   |   #Notícias

Titanic e o submersível Titan: Tudo o que você precisa para entender o caso

Larissa Bail

Auxiliar de Marketing

Se você tem acesso à internet ou à televisão, COM CERTEZA deve ter ouvido falar sobre um tal submersível que causou notícias e posts no mundo todo! Hoje vamos falar algumas curiosidades sobre o Titan, o submersível mais famoso do ano! Preparado para saber tudo sobre esse tema? Então bora, que a gente vai te contar agora!

Sabe o filme do Titanic? Tudo aquilo aconteceu de verdade e teve uma galera que resolveu explorar o fundo do oceano para achar o navio naufragado. Com isso, nas últimas semanas, um grupo de aventureiros bilionários saiu em uma expedição turística num submersível, na tentativa de visitar os destroços dessa tragédia. No entanto, a tripulação não sobreviveu e

A expedição começou na sexta-feira (16 de junho), partindo de Newfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18 de junho), e a expectativa de chegada aos destroços do Titanic era de duas horas. No entanto, após 1h45 minutos de viagem, a comunicação com a tripulação foi perdida; o que comoveu o mundo todo. 4 dias depois, na quinta-feira (22 de junho), foram encontrados destroços do submarino; e é aí que tudo começa a ficar estranho…

Tudo indica que houve uma implosão, e que ela aconteceu antes mesmo das buscas terem começado. Mas, você já se perguntou o porquê de isso ter acontecido?

Bom, a resposta não é simples (mas é bem óbvia). Como o Titanic está a 3,8 mil metros de profundidade, a pressão exercida pelo submarino seria de 380 atmosferas; o que equivale a 380 kg por centímetro quadrado. Uma breve ilustração aqui…esse peso seria o equivalente a 550 elefantes africanos empilhados sobre um corpo. Bom, é desnecessário dizer que não dá para sobreviver a isso, né?

Em 2018, o piloto David Lochridge, ex-diretor de operações marítimas da Ocean Gate, escreveu um relatório sobre a falta de segurança do submersível, onde ele afirmou que o submersível não foi feito para ultrapassar 1300 m de profundidade (ou seja, não poderia ir até 3800 metros). David foi demitido após levantar questões de segurança acerca do Titan e a nota oficial da empresa Ocean Gate, na época, foi que David não era um engenheiro e não foi contratado para fornecer serviços de engenharia no Titan.

Como o ocorrido aconteceu há poucos dias, é possível que a gente tenha atualizações sobre o caso em pouco tempo. Imagine você em um submarino com três telas, um botão, um banheiro improvisado e com uma única vista direta para o oceano. Você teria coragem de ir em uma expedição no submersível Titan? Toparia essa aventura? Deixe seu comentário pra gente!

Mais notícias