Por que a visão empreendedora faz toda a diferença na faculdade?
Assessoria Descomplica UniAmérica
Por que a visão empreendedora faz toda a diferença na faculdade?
Dois a cada três jovens brasileiros sonham em empreender. Mais de 70% deles estão em busca de realizar sonhos, ter melhor qualidade de vida e ganhos financeiros acima do que o mercado de trabalho oferece.
Não é preciso ter perfil empreendedor para lançar-se em tal empreitada. É possível aprender a ter visão empreendedora, e a faculdade é o melhor lugar para isso.
É onde você constrói seu primeiro networking, tem a possibilidade de trocar conhecimentos e experiências com outras pessoas e vivenciar um ambiente propício ao desenvolvimento das competências essenciais a todo empreendedor.
Confira agora mesmo por que a faculdade é o melhor lugar para começar sua trajetória de sucesso!
Breve histórico da visão empreendedora na faculdade
O ensino do empreendedorismo para o nível superior começou na Universidade de Harvard que, em 1947, iniciou um curso em sua Escola de Administração. O objetivo era favorecer a colocação de ex-soldados no mercado de trabalho.
Derivada da crise econômica que se instalou no pós-guerra, a ênfase dada foi no “auto-emprego”, na autonomia. Estudos posteriores revelaram que nações cujos profissionais eram formados nesse sistema de ensino tornavam-se mais prósperas com o passar dos anos.
No Brasil, a ênfase no empreendedorismo ainda é um diferencial de poucas instituições de ensino, como é o caso da Uniamérica. Um ambiente progressivamente mais complexo torna-se um grande desafio para quem advém de uma formação tradicionalista.
Por outro lado, a definição das principais características empreendedoras ainda na faculdade permite ao aluno tornar-se agente ativo em seu campo de conhecimento e área de atuação, tornando-se menos dependente de fatores externos em sua jornada profissional e mais propenso ao sucesso.
Como acontece o empreendedorismo na faculdade?
Especialistas na área apontam que qualquer pessoa pode desenvolver o perfil de empreendedor. Para alcançar esse objetivo, porém, a proposta pedagógica da instituição deve pautar-se no ensino ativo, tal qual o da Uniamérica.
A definição das principais características empreendedoras exige projetos práticos e aplicados à realidade. O professor torna-se um orientador do aluno, guiando-o em direção ao desenvolvimento de suas competências de forma cada vez mais independente.
O aluno deixa de ser apenas um receptáculo para conteúdos teóricos. Ele adquire capacidades muito mais complexas e úteis para o seu aprendizado. Vinculando-se prática e teoria, forma-se um profissional verdadeiramente capacitado ainda durante a graduação.
Por que o empreendedorismo na faculdade é importante?
A visão empreendedora permite que o aluno esteja atento às necessidades do mercado e utilize todo seu arsenal de conhecimentos a favor do crescimento. O próprio ensino teórico será aprimorado, pois tendo um objetivo concreto a desenvolver, sua persistência e interesse serão mais ativos durante a formação.
Você deseja ser apenas mais um ou o melhor que pode ser? Empreendedorismo não é sobre abrir uma empresa para fugir da crise, mas desenvolver o seu potencial para angariar valor e autonomia em todos os aspectos da vida!
Inovação, proatividade e análise de riscos são os principais aspectos presentes no perfil do empreendedor. É preciso criatividade e imaginação para superar as dificuldades impostas pelo mercado, assim como flexibilidade, adaptabilidade e resiliência para superar obstáculos e seguir sempre em frente.