Você tem sede do quê?
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
Você já refletiu sobre os seus hábitos e escolhas nos momentos de lazer? Quanto ao consumo de álcool, por exemplo, você sabe diagnosticar se você bebe pelo gosto da substância ou pela sensação de entorpecimento que ela causa? Para muitos, o abuso de bebidas se tornou um refúgio como resposta para lidar com os obstáculos da pandemia.
De acordo com dados da Fiocruz, durante o contexto em que estamos vivenciando, a venda de bebidas alcoólicas no Brasil apresentou um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. Esta porcentagem evidencia os efeitos negativos do isolamento social na saúde de muitos brasileiros e pede por mudanças na maneira que o assunto é abordado na sociedade.
Levando em consideração tais fatores, o projeto de comunicação “Antes da Saideira” criado por Isabela Collares, visa levantar debates críticos sobre a banalização do consumo de álcool, com objetivo de prevenir e esclarecer a temática entre jovens e adolescentes promovendo criticidade, esclarecimento e autoconfiança.
“Em nenhum momento o projeto estende a bandeira do não consumo de álcool, a ideia é preencher a lacuna e deixar a situação um pouco mais equilibrada. Se a gente recebe tantos incentivos glamourosos e sedutores com propagandas de cerveja que chamam a gente desde muito cedo para a bebida, que tal a gente produzir campanhas um pouco mais inteligentes para instigar o debate?” cita a profissional.
Na segunda-feira do dia 12/07, às 19h30h, a UniAmérica preparou uma live sobre a problemática, que será abordada pelos especialistas José Elias Aiex Neto e Péricles Ziemmermann, juntamente de Isabela Collares, autora do livro-reportagem “Antes da Saideira”. A inscrição para o evento está disponível em: https://uniamerica.br/eventos/conversa-online-voce-tem-sede-de-que, e inclui certificado para quem participar.