VOLTAR
04.08.2021   |   #Saúde #Educação

Como é a preparação dos atletas para as olimpíadas?

Malu Garbo

Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica

As Olimpíadas de Tóquio iniciaram no dia 23 de julho deste ano e já é possível apreciar os atletas de diversos esportes dando o seu melhor para conquistar ouro, prata ou bronze e levar orgulho para a torcida de casa. Mas o que vêm por trás dessa dedicação e esforço que nos entretém? Bom, enquanto julgamos erros mínimos de atletas de alto rendimento sentados no sofá comendo salgadinho, existe uma rotina intensa de treinamento, disciplina e foco que nem sempre chega aos nossos olhos.

A preparação para os jogos olímpicos é a chave para o sucesso nas performances dos esportistas, deste modo, a importância do planejamento na antecipação para a competição esportiva mais conhecida do mundo vai além de apenas aprimorar aspectos físicos, mas também a perspectiva mental para enfrentar os adversários com confiança e tranquilidade.

O exemplo mais recente do valor psicológico de um atleta veio com a notícia da ginasta Simone Biles, que chocou a todos ao desistir de disputar a final individual geral da sua modalidade para cuidar de sua saúde mental. Situações como essa nos fazem refletir sobre a pressão dos atletas por uma boa performance nas disputas e na classificação, o que facilmente pode causar ansiedade e afetar seus psicológicos.

“Quando assistimos aos jogos, não estamos vendo apenas aquele momento presente, mas sim o resultado de anos de trabalho duro. O atleta carrega consigo todo o processo que ele passou para chegar até ali. Horas de treinamento, tanto físico quanto mental, pois a pressão de representar o seu país não é pequena, e quando o pódio vem, o atleta percebe o valor de todo o seu trabalho”, cita Douglas da Luz Nunes, professor e coordenador do curso de Educação Física da UniAmérica Descomplica.

Por isso, o apoio de amigos, familiares e principalmente da equipe esportiva é essencial para que se crie um ambiente de treinamento favorável, tornando o papel do treinador físico fundamental para uma preparação saudável.

Se você possui interesse na área de esportes, a UniAmérica Descomplica, Centro Universitário de Foz do Iguaçu, oferece o curso de Educação Física com metodologias inovadoras de aprendizagem, integrando teoria com a prática todos os dias dentro e fora da sala de aula. Confira mais em: https://uniamerica.br/boulevard/graduacao/educacao-fisica

Mais notícias