Estudantes criam site para denúncia de violência contra a mulher
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
A Lei Maria da Penha foi criada em agosto de 2006 com o intuito de punir atos de violência doméstica e familiar contra a mulher e garantir justiça às vítimas desta ignorância. Atualmente, em 2021, essa lei completa 15 anos, onde, graças a ela, diversas vitórias foram conquistadas e vidas salvas, podendo promover uma mudança em termos de segurança das mulheres brasileiras.
Porém, nem tudo são flores, e apesar de toda a evolução durante essa década e meia, os números dessa violência ainda permanecem altos. Impulsionado pelo isolamento social, o Brasil atingiu em 2020 um marco registrado de 1 caso de feminicídio a cada 6 horas e meia, de acordo com o Correio Braziliense, alcançando 1.350 casos deste generocídio.
Levando em consideração os crescentes números deste crime e a importância de debates sobre a problemática, os acadêmicos do curso de Engenharia de Software da UniAmérica Descomplica, Centro Universitário número 1 de Foz do Iguaçu e região, iniciaram o desenvolvimento de uma plataforma online para o Conselho Municipal do Direito da Mulher da cidade.
O projeto integrador formado pelos estudantes Lucas Menik, Eric Sacardo, Gabriela Guimarães e Nelson Baez tem, como objetivo, a criação de um espaço de fala para as mulheres que sofreram violência doméstica e além disso, também fazer do site um meio com informações importantes sobre o assunto, com o intuito de conscientizar outras pessoas.
Ao atender demandas importantes como esta, os alunos poderão criar a oportunidade de divulgar serviços de apoio para denúncias, e auxiliar no Conselho Municipal do Direito da Mulher de Foz do Iguaçu no combate a este tipo de violência.
O projeto está em estágio de construção e em breve traremos todas as novidades aqui no blog para você acompanhar.