Matrix X Analista de sistemas: onde se encaixam?
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
Na trilogia Matrix, os filmes descrevem a história de um futuro distópico onde, em uma guerra entre seres humanos e máquinas, o nosso lado perdeu. Em consequência disso, a inteligência artificial passa a dominar tudo e a todos. A ideia da ficção cinematográfica parecia, na época de seu lançamento, uma crítica a um futuro distante, na qual a relação entre as pessoas e a tecnologia seria de dependência.
Entretanto, hoje no mundo contemporâneo, é impossível nos imaginarmos vivendo sem os avanços da tecnologia, seja no trabalho ou em momentos de lazer, sempre estamos acompanhados de aparelhos com a possibilidade de acesso com um milhão de informações na palma de nossas mãos.
Sendo assim, profissionais que se relacionam diretamente com a tecnologia estão sendo cada vez mais requisitados pela sociedade. Um deles, é o analista de sistemas, uma das profissões que mais geraram emprego nos últimos anos de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Os profissionais da área são responsáveis por solucionar demandas do sistema de informações de empresas, trabalhando diretamente com hardwares, softwares e usuários finais. Para te inteirar melhor nestes termos, vamos conhecer cada um deles abaixo:
Hardware: parte física do aparelho eletrônico, funcionando como o corpo da máquina;
Software: parte interna do aparelho eletrônico, como por exemplo: aplicativos e sistemas operacionais (Windows, Mac Os, etc), funcionando como o cérebro da máquina;
Usuário final: pessoa na qual o produto é desenvolvido para, podendo ser comparado a um cliente alvo.
Levando em consideração que o mercado de trabalho exige cada vez mais preparo destes profissionais, a UniAmérica Descomplica, Centro Universitário número 1 de Foz do Iguaçu e região, está aqui para auxiliar você, que busca saber mais sobre a carreira, a acompanhar as possibilidades de atuação na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Startups
As famosas startups, empresas consideradas emergentes, estão ganhando gradual destaque no mercado, deste modo, o profissional da tecnologia conquista seu espaço nessa área desenvolvendo sistemas e aplicativos para IOS e Android, auxiliando no crescimento dessas marcas.
Internet das Coisas (IoT - Internet of Things)
Analistas de Internet das Coisas são profissionais cada vez mais demandados pelo vínculo deste setor com banco de dados, gerados pelos dispositivos IoT. Portanto, os indivíduos que trabalham na esfera têm a função de examinar tendências e padrões dos dados e resolver problemas a partir do que foi coletado.
Administração de redes de empresas
Trabalhando no controle no funcionamento de redes de uma empresa, o analista de redes pode atuar tanto na área de segurança, desenvolvendo softwares de defesa e proteção de dados, quanto na infraestrutura, onde se relaciona com os sistemas operacionais e nas configurações dos computadores, para que haja uma fluidez das informações no ambiente de trabalho.
Desenvolvimento de games
Com uma forte base em programação durante a graduação, o indivíduo formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também podem produzir jogos digitais para dispositivos móveis ou desktop, sejam eles de cunho educacional ou de entretenimento.
Quer trabalhar com tecnologia e se interessou pelas áreas de atuação acima? O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniAmérica Descomplica tem uma metodologia de ensino inovadora para você que busca aprender de maneira eficaz e ser o protagonista de sua carreira desde o primeiro dia de aula.
Conheça mais sobre a graduação em: https://uniamerica.br/boulevard/graduacao/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.