Festival das Cataratas: inovação constante para o desenvolvimento do turismo
Vacy Álvaro
Assessoria de Imprensa - Festival das Cataratas
Criado em 2006, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o Festival das Cataratas já se consolidou como um dos eventos de turismo mais importantes do Brasil e da América Latina, com foco no desenvolvimento do turismo, da economia, do conhecimento técnico-científico e do meio ambiente, além da geração de ideias e negócios.
Por meio de um ambiente integrador, o evento - organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, em parceria com diversas instituições - promove um espaço perfeito para o intercâmbio de experiências relacionadas ao turismo, um dos setores que mais empregam pessoas no mundo e que no Brasil é responsável por um Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de R$ 270 bilhões (dados de 2019, no período pré-pandemia).
A inovação e a reivenção estão presentes a cada edição do Festival, que estrategicamente está localizado na união de três países (Argentina, Brasil e Paraguai) e tradicionalmente no mês de junho, período de baixa temporada no destino, ajudando a movimentar a economia nos diversos segmentos da cadeia turística de Foz do Iguaçu, cidade que abriga dezenas de atrativos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu – eleitas em 2011 como uma das 7 Maravilhas da Natureza – e a usina de Itaipu, recordista mundial em produção de energia. Além disso, Foz é o terceiro destino que mais recebe eventos internacionais no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro (dados da ICCA).
A sustentabilidade é outro pilar importante do evento, que sempre esteve preocupado e engajado nas causas ambientais, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promotor da compensação de Gases de Efeito Estufa provenientes das diversas atividades atreladas à montagem e desmontagem das estruturas, uso de água, uso de energia elétrica e resíduos produzidos. Além disso, o Festival insere a comunidade em suas ações, gerando empregos diretos e indiretos, além do compartilhamento de conhecimentos.
O sucesso do evento não está apenas em números, mas na qualidade ofertada ao seu amplo público formado por agentes de viagens; operadores de turismo; empresas de transporte; meios de hospedagem; companhias aéreas; bares e restaurantes; casas de show; destinos turísticos; atrativos turísticos; instituições governamentais; iniciativa privada; guias de turismo; associações e sindicatos de turismo; e imprensa especializada.
O Festival das Cataratas é composto por eventos paralelos e complementares, como a tradicional Feira de Turismo e Negócios – que faz um recorte do que há de melhor em produtos e serviços de diversos segmentos do setor – e o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que é considerado maior técnico-científico do Brasil, e promove a união entre academia e mercado.
Também faz parte da programação o Hackatour Cataratas, o MICE Cataratas, as Rodadas de Negócio, Arena Tecnológica, Arena Gastronômica, Mostra de Produtos Regionais, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo e Espiritualidade. A próxima edição do Festival das Cataratas será promovida nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Foz do Iguaçu. Mais informações estão disponíveis em www.festivaldascataratas.com.